Moradores de São Carlos solicitam apoio

Fonte: e-mail
Data: 15/04/2010
imprimir

Moradores de São Carlos solicitam apoio

Vimos pedir o apoio aos Centros Acadêmicos e demais entidades, pois desde o começo do ano a moradia estudantil do campus de São Carlos da USP (Aloja) vem sofrendo uma forte ofensiva contra sua autonomia por parte da coordenadoria do campus.

Na reunião do conselho gestor do dia 24 de fevereiro, foi deliberado pela não participação dos estudantes no processo seletivo da moradia e pela formulação de um regulamento com regras de vivência para a mesma. Como tem se dado desde a implantação das coordenadorias de campi, a reunião foi conduzida de forma bastante autoritária pelo presidente do conselho gestor, inclusive o prédio da coordenadoria estava trancado, com alguns seguranças do campus controlando a entrada, pratica adotada desde julho do ano passado.

O Aloja, desde seu surgimento há 42 anos, é gerido pelos seus moradores. Dessa forma, todos que vivenciam a moradia participam das decisões em igualdade de condições e são responsáveis pela regulação de suas regras de vivência e administração.

A participação dos moradores sempre se deu, portanto, de forma intensa, inclusive no processo seletivo para as bolsas moradia (alojamento) e auxílio-moradia (auxílio-financeiro) . A comissão de seleção é formada por 5 moradores do Alojamento, eleitos em assembléia geral do Aloja, 4 professores (um de cada unidade) e a assistente social do campus. A eleição dos membros feita em assembléia faz com que estes não respondam a vontades individuais e sim às necessidades do conjunto de estudantes que representam e os elegeram. A presença dos estudantes em todas as etapas do processo garante que, de fato, seja um processo justo, transparente e democrático, ao contrário do que infelizmente temos observado em várias práticas em outras instâncias da Universidade.

Esse ano, mais uma vez, a administração do Campus, através da sua Coordenadoria, quer ameaçar a Autonomia do Alojamento, tentando excluir de forma extremamente autoritária os estudantes do referido processo, aplicar os critérios de seleção adotados pela COSEAS (Coordenadoria de Serviço e Assistência Social da USP) e controlar de forma intensa a convivência dos moradores.

Em relação aos critérios de seleção adotados pela COSEAS, os consideramos injustos, pois os mesmos colocam exigências superiores aos que necessitam de auxílio para permanecer na Universidade frente aos demais alunos do Campus.

Dessa forma, o que era pra ser uma política que permitisse a todos que estudam na USP desempenharem em condições igualitárias suas vidas universitárias, dificulta ainda mais a mesma. Além disso, a participação dos estudantes em todas as fases do processo seletivo é fundamental, visto que são os mesmos que melhor conhecem a realidade dos alunos.

Quanto à intenção da Coordenadoria de intensificar o controle das regras de vivência dos moradores do alojamento, o que sabemos é que, nas moradias de outros Campi da USP onde a administração da COSEAS se faz presente, muitas vezes observamos um alto grau de controle das vidas dos moradores, ocorrendo o cerceamento da liberdade dos mesmos.

A liberdade para determinarmos nossas regras de convivência, bem como os meios que assegurem sua efetivação, são elementos essenciais para a garantia da Autonomia, além de proporcionar o desenvolvimento de características como respeito às diferenças e espírito de coletividade, valores estes cada vez menos estimulados em nossa sociedade, em especial no âmbito universitário.

Reunidos em Assembléia Geral dos moradores do Aloja, deliberou-se pela continuidade da efetivação do processo seletivo das moradias com a participação estudantil e seguindo os critérios aprovados também em Assembléia.

Por tudo isso, pedimos o apoio de todos os estudantes da USP nessa luta que não é só das Moradias, mas do Movimento Estudantil como um todol. Em anexo segue um modelo de moção de apoio, mas se o ca preferir, sinta-se à vontade para redigir uma moção própria.

Por favor, encaminhem as moções para o e-mail rb.gro.osaac|ajola#rb.gro.osaac|ajola

Add a New Comment
(will not be published)
- +