O Noticiário Estudantil através dos tempos #9

Por MACOES, Ronaldo Mouth Queiroz1
Escrito provavelmente no ano de 1968.


PASSADO

  • Logo após o caos — do “Edening Post”:

ALUNO EXPULSO PORQUE
COMEU MAÇÃ DO MESTRE.

adao-e-eva.jpeg
  • 435 A.C. — do “Correio Ateniense”.

FILÓSOFO PRESO

Acusado de estar dando uma orientação sofista ao seu curso de alfabetização de adultos, foi levado à prisão o filósofo Sócrates, sendo o seu programa de perguntas e respostas retirado da Ágora.

Os seus discípulos consideram a medida arbitrária e ditatorial e através do seu representante Platão, vão iniciar Diálogos com as autoridades a fim de libertar o conceituado mestre, sobre o qual pesa também a acusação de ser viciado em cicuta.

  • 1460 — do “The Timão”

CRISE EM SAGRES

O presidente do grêmio “Volta ao Mundo”, Bartolomeu Dias, afirmou ter esperança de dobrar, ao cabo de pouco tempo, o diretor da Escola de Sagres, Dom Henrique, para que este admita, o excelente Pedro Cabral, que embora obtendo média não conseguiu classificação.

O principal argumento do Infante é a falta de verbas para a aquisição das caravelas necessárias ao curso, e diz que a carência, inclusive, de bússolas demonstra bem qual a orientação, atualmente, seguida pelos responsáveis pela educação no país.

Uma subcomissão de alunos deverá dirigir-se a Sua Majestade para esclarecê-lo sobre a importância da navegação no mundo moderno, e de como há mares que vêm para o bem.

  • 1780 — do “Província de Minnas Geraes”

FP INTERVÉM EM MANIFESTAÇÃO

Estudantes pertencentes à Escola Mineira foram, ontem, frustrados pelas Forças Palacianas, na sua tentativa de distribuir panfletos subversivos à população. Os sonetos, as églogas, constantes no manifesto continham palavras de ordem anticolonialista, tais como: “liberdade ainda que tardia”, “universidades nacionais”, “fora o acordo Mec-Usaid”, “burguesia no poder”.

Segundo o capitão das F.P. trata-se de uma minoria de agitadores subvencionada pelos dólares de Washington, que pretende “exportar” sua revolução, ameaçando a segurança interna das Américas. Entre os jovens cabeludos presos, está o elemento Joaquim Jose, líder do bando que se diz aluno de odontologia, embora não esteja registrado em nenhuma escola de Minnas. Joaquim declarou que a presença policial, com antecedência, no local da manifestação, indica que há “dedos duros” infiltrados no movimento. Dise, também, que doravante só dedicará exclusivamente aos estudos, senão poderá ficar com a corda no pescoço.


PRESENTE

NÃO SE ENTRAVE NO VESTIBULAR
CURSINHO GOLQUIPER
DEFENDE A SUA VAGA

  • Preparatórios para todas as asniversidades.
  • Cursos especiais de Xislogia.
  • Salas com ar condicionado (às mudanças de temperaturas).
  • Recursos áudio visuais (você vê e ouve o professor).
  • O único que oferece tritola aos seus alunos.
  • 129% dos candidatos aprovados em 67, fizeram o Cursinho Golquiper, isto significa que todos os outros cursos reunidos colocaram apenas 29%.
  • Matrícula: documento necessário: declaração de imposto de renda.

MARQUE UM GOL NA FACULDADE
CHUTE CERTO

a) Curso Golquiper
b) Curso Abjetivo
c) Curso Pró-Testes
d) Curso Pré-Mediúnico


FUTURO

• 1969 — do “Vãguarda”

MEC-USAID

Agora, com o acordo Mec-Usaid, pobre só ira entrar na faculdade quando houver vaga pra faxineiro.

• 1970 — da “Frente Operária-Campesina-Estudantil”

BOICOTE NO C.U.

Faxineiros da USP irão boicotar o restaurante universitário em protesto contra o arrocho salarial.

• 1971 — do “Status de São Paulo”

VESTIBULAR ÚNICO: LESMIL

Iniciaram-se hoje, com a prova de sânscrito, os vestibulares para os candidatos às universidades da América do Sul. As opções preferidas foram as para os institutos Rickofler de SP, Hirmao Khão, da Amazônia, por possuírem melhores aparelhamentos, sendo que o último tem o único batiscafo eletrônico da A.L.

Pelo novo processo de correção automática, a máquina identifica os classificados pelas impressões digitais deixadas na prova, feitas de plástico arranhável, que evita o uso de lápis ou caneta.

Rosinha era uma das vestibulandas mais tranqüilas e confiantes, ela pretende fazer Medicina e especializar-se em cirurgia plástica para casos de hipocondria lombar, e poder elevar o nome do Brasil nos congressos internacionais sobre a matéria. A sua receita de aprovação garantida é um bom colégio, um bom cursinho, e uma boa família que a apóie e tenha uma renda mensal de US$ 2.000. Mas nem todos os candidatos provém de famílias abastadas; muitas deles tiveram de fazer grandes sacrifícios para pagar a taxa do vestibular: alguns venderam seus automóveis de domingos, outros deixaram de passar a temporada de verão em Cote d’Azur, e houve os que tiveram de recorrer às bolsas de estudos fornecidas pelo governo aos mais necessitados, como foi o caso de Jr., sobrinho do senador Waldemar Catarros.

• 1975 — do “Depois de Amanhã”

ESTUDANTES CONTRA A INTERNACIONALIZAÇÃO
DO SUL DE MINAS GERAIS

• 1978 — do “Próxima Semana”

MILITARIZAÇÃO DO ENSINO

Continuando o processo de militarização do ensino brasileiro, o Gel. Cheira Ratos avança agora contra o último reduto civilista em nosso panorama educacional: a escola de cadetes de Agulhas Negras. Os seus alunos, em sinal de protesto, entraram em greve, não assistindo hoje, às aulas de tiro de guerra.

• 1984 — da “Fetos e Fritos”

PROTESTO CONTRA CAPITAL ESTRANGEIRO

Estudantes de Belém foram às ruas para protestar contra a permissão dada pelo governo a uma firma de capital estrangeiro para fabricar, na Amazônia, pílulas anticoncepcionais. Denunciaram a falta de base legal dessa concessão, pois, segundo a constituição de 83 (agosto), os processos de limitação de natalidade são de alçada da ABORTOBRAZ.

• 1996 — do “Jornal’s Brazil”

BOMBA H NÃO SERÁ USADA

O governo brasileiro reafirmou que não cogita em usar armas nucleares contra a USP e os estudantes da Filosofia que, num ataque de surpresa, tomariam a Cidade Universitária.

O prédio da reitoria está totalmente sitiado devido à destruição do heliporto. Os batalhões da FP substituídos pelo reitor Atcon Neto ainda não conseguiram atingir o prédio.

• 2000 — do “Jornal de Marte”

POLÍCIA USA LASER PARA
PARA DESALOJAR OS
ESTUDANTES DO BLOCO Zc 5

COSEAS Ocupada — Moradia Retomada
xx/xx/1968

Add a New Comment
or Sign in as Wikidot user
(will not be published)
- +
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License