Resposta ao spam do COSEAS

22/03/2010, 15:44
Resposta ao spam da COSEAS enviada pelo professor da EACH Jorge Machado, da EACH.

Remetente: Prof. Jorge Machado
Destinatário: COSEAS
Resposta ao spam do COSEAS


Alô Coseas,

Já que vocês mandaram esse mensagem não solicitada para mim, aí vai uma resposta não solicitada, copiada para a lista dos docentes da EACH, já que há pelo menos uns quinze professores que já moraram no CRUSP.

Como ex-morador do CRUSP, ex-diretor da Associação dos Moradores e do movimento nacional de casas de Estudante nos anos 90 afirmo que a relação com o Coseas sempre foi muito complicada. Sou testemunha de muitas injustiças, arbitrariedades e abuso de poder por parte do COSEAS das quais posso relatar publicamente. Apenas para dar um exemplo, lembro-me da construção de estruturas de cimentos para armário, camas e mesa nos quartos, para evitar hospedagem e que casais dormissem juntos - apesar de nossas insistentes advertências. Além do desperdício de recursos, isso significou um peso que quase comprometeu a estrutura do edifício. Ademais, não havia colchões do tamanho da cama, o que obrigou o COSEAS a pesquisar com fabricantes para poder encomendar colchões - obviamente a um preço bem mais alto o do mercado, com evidente prejuízo ao erário público. Ora, que importava nossa opinião.

Outro exemplo foi a instalação de antena de retransmissão de celular no meio do CRUSP, sem consultar os moradores e com evidente risco à saúde dos mesmos. Creio que a maioria dos cruspianos sequer sabe disso. Eu fui saber mais tarde.

Nós, representantes dos estudantes, frequentemente, éramos mal recebidos em reuniões e raramente atendidos nos pedidos, por mais conciliatórias e razoáveis que fossem nossas demandas.

No meu tempo de estudante, as ocupações do COSEAS ou de Blocos só acorreram como último recurso devido à intransigência desse órgão. Boa parte das melhorias e direitos que conseguimos foi dessa forma.

O COSEAS afirma dos riscos sobre os dados sigilosos que estão guardados lá, pergunto: qual é a política de privacidade que vocês tem sobre esses dados? Vocês tem alguma? Por favor, então divulguem agora. Quem acessa os bancos de dados, hoje todos digitais? Na ocupação da reitoria, os estudantes reclamaram do vazamento desses dados.

Pelas explicações de vocês, aparentemente não existe nenhum problema que justifique a ação dos estudantes. Mas pelo histórico do COSEAS, não consigo me convencer de forma alguma.

Nós professores não somos massa de manobra para apoiar um lado ou outro. Apoio sim ao DIÁLOGO, com disposição para negociar principalmente do lado do COSEAS, que é o lado mais forte e, infelizmente pelo seu histórico, muitas vezes, omisso.

Jorge Machado
Docente
EACH-USP

Add a New Comment
or Sign in as Wikidot user
(will not be published)
- +

Outras cartas

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License