Moradia deve estar sob controle dos estudantes

PCO online
27/03/2010, 06:00
imprimir

Abaixo a ditadura na USP — Moradia deve estar sob controle dos estudantes

Os estudantes que vivem e conhecem as necessidades da moradia devem coordená-la

A ocupação da Coseas pelos estudantes da USP mostrou concretamente como é imposta a ditadura aos estudantes através da reitoria pelo estado burguês.

Os documentos oficiais da universidade mostram que a Coseas é um órgão que, como na ditadura, vigia e reprime os estudantes. Há relatos da portaria de como os estudantes se organizam politicamente, mas também quantas vezes e por quem recebem visitas. Há inclusive um relatório próprio das horas em que uma moradora recebia sua filha no apartamento.

Além disso, estudantes já foram internados e tratados como doentes psiquiátricos de forma absolutamente irregular.

A cada ano são cerca de 500 novos pedidos de vagas para a moradia, centenas ficam de fora da seleção. Num processo de seleção que possui critérios obscuros e inúmeras irregularidades. Os estudantes encontraram também um documento que mostra um deputado pedindo vaga no CRUSP para um conhecido seu.

Tudo isso ocorre porque a moradia é administrada por uma burocracia indicada pela reitoria e subordinada a ela, sem qualquer ligação com os interesses dos estudantes. A atual administradora do Coseas, Rosa Godoy, está há 14 anos na coordenação da Coseas e encontra agora na gestão do reitor-interventor, Rodas, apoio para a constituição de um pesado sistema de vigilância e repressão.

A administração da moradia estará sempre nas mãos de alguém da confiança da reitoria e, por conseqüência, do governo do estado.

Para uma administração democrática e que de fato esteja subordinada aos interesses dos estudantes ela deve ser controlada por estes.

É necessário que o órgão corresponda de fato às necessidades dos estudantes e não sirva para controlá-los e manter o atual regime de poder na USP.

Para que isso ocorra, a única solução é que os próprios estudantes administrem a moradia, ou seja, substituam os professores que tomam as decisões políticas sobre a moradia. É a única maneira de bloquear os interesses do governo na vida dos moradores.

VER

rating: 0+x

Comentários

Add a New Comment
(will not be published)
- +

Artigos relacionados

Título Origem Data